Um sistema embarcado (ou sistema embutido) é um sistema microprocessado no qual o computador é completamente encapsulado ou dedicado ao dispositivo ou sistema que ele controla. Diferente de computadores de propósito geral, como o computador pessoal, um sistema embarcado realiza um conjunto de tarefas predefinidas, geralmente com requisitos específicos. Já que o sistema é dedicado a tarefas específicas, através de engenharia pode-se otimizar o projeto reduzindo tamanho, recursos computacionais e custo do produto.
Sistemas como PDAs são geralmente considerados sistemas embarcados pela natureza de seu hardware, apesar de serem muito mais flexíveis em termos de software. Fisicamente, os sistemas embarcados passam desde MP3 players à semáforos.
EXEMPLOS DE SISTEMAS EMBARCADOS
- -Computadores de bordo automotivos
- - Smartphones e PDAs
- - Sistemas de controle de acesso biométrico
- - Controle de temperatura de ar-condicionado
- - MP3 players
- - Impressoras
- - Equipamentos de rede
- - Equipamentos portáteis de medição
- - Sistemas de monitoramento médico
CARACTERÍSTICAS DE SISTEMAS EMBARCADOS
Sistemas embarcados são desenvolvidos para uma tarefa específica. Por questões como segurança e usabilidade, alguns inclusive possuem restrições para computação em tempo real. O software escrito para sistemas embarcados é muitas vezes chamado firmware, e armazenado em uma memória ROM ou memória flash ao invés de um disco rígido.
Por vezes o sistema também é executado com recursos computacionais limitados: sem teclado, sem tela e com pouca memória.
Todos estes fatores também podem ser traduzidos em custo reduzido. Processadores utilizados em alguns sistemas embarcados podem ter preços menores que US$1.
ARQUITETURAS DE PROCESSADORES
Sistemas embarcados utilizam vários tipos de processadores: DSPs(digital signal processors - processadores digitais de sinais), micro-controladores, micro-processadores. Ao contrrário do mercado de computadores pessoais, que é basicamente dominado pelos processadores de arquitetura x86 da Intel/AMD, sistemas embarcados utilizam amplamente as arquiteturas ARM, PowerPC, PIC, AVR, 8051, Coldfire, TMS320, blackfin.
Apesar de serem bem mais conhecidos pela população em geral, estima-se que os processadores de computadores pessoais representam menos de XX% do mercado de processadores no mundo.
SISTEMAS OPERACIONAIS
Sistemas embarcados, que geralmente contam com uma quantidade reduzida de recurso como memória, poder de processamento e outros requisitos como processamento em tempo real, não são projetados para utilizar sistemas operacionais destinados aos computadores pessoais.
Sistemas embarcados geralmente utilizam sistemas operacionais de tempo real especiais que além de consumirem muito menos memória e processamento, são muito mais estáveis e confiáveis.
Imaginem se acontece uma famosa "tela azul" em um sistema médico que controla a vida de uma pessoa, ou em um sistema de controle de uma aeronave em pleno vôo. Fonte:http://www.embarc.com.br/p1600.aspx
Exemplo de Sistema Embarcado - Microsoft
Windows Embedded Compact, também conhecido como Windows CE, é um sistema operacional de tempo real além possui um pequeno “foot-print”.
Este sistema operacional é ideal para produtos embarcados direcionados para a variedade de aplicações industriais. A gama de ferramentas e tecnologias embutidas acelera o tempo de desenvolvimento e consequentemente diminui o tempo de colocação no mercado, além de melhorar a experiência do usuário com produtos embarcados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário